SEÇÕES

ENTRAR

Sem conta ainda? Cadastre-se.

CLIQUE AQUI

Banco de Currículos

Taxas

APRESENTAÇÃO
A proposta do curso é nova junto à CAPES, no entanto as discussões para sua elaboração decorrem de mais de três anos, quando o Departamento de Ciências Econômicas passou a se estruturar tanto em publicação como na formação e contratação e capcitação de docentes com nível de doutorado. As discussões centraram-se na formação interdisciplinar do corpo docente e na experiência, ainda que recente, em orientações de trabalhos nessa área. Dessa forma a experiência e a formação dos docentes orientaram a proposta, tomando como pontos fundamentais a grande necessidade regional de capacitação, bem como no contexto atual de um profissional com formação multidisciplinar, capaz de atuar no mercado de trabalho com uma visão mais holística da realidade.

 OBJETIVO

A proposta do mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas engloba, basicamente, os temas da área Sociais e Humanidades, concentrando-se na área de Economia Regional. Tem por finalidade a promoção de ações efetivas de ensino e pesquisa que possam impulsionar o desenvolvimento regional na área de abrangência da Universidade, bem como do Estado da Bahia e do Brasil. Visa ainda contribuir, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, na formação de profissionais qualificados para a geração e disseminação de conhecimento científico, capazes de estabelecerem relações teórico-metodológicas-prática entre Economia e Desenvolvimento Regional, favorecendo dessa forma estudos nas linhas de pesquisa propostas.

LINHAS DE PESQUISA

  • Desenvolvimento Regional – são considerados os aspectos acerca do desenvolvimento, as relações urbano-rural, a agricultura e o meio ambiente, focando as relações entre economia regional e políticas públicas, sob uma perspectiva multidisciplinar.
  • Estado, Sociedade e Mercado – propõe a discussão e análise da dinâmica das economias mistas que dominam o mundo contemporâneo, a partir da evolução da relação que se estabelece entre a economia de mercado e o Estado, e o papel desempenhado pela sociedade e seus agentes no desenvolvimento socioeconômico sustentável numa visão interdisciplinar.

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso caracteriza-se com um total de 24 disciplinas, com a disponibilidade de 10 vagas para cada seleção. As disciplinas e respectivas cargas horárias e creditação são apresentadas a seguir. 

Disciplinas Obrigatórias

DISCIPLINA

CH

CRÉDITO

 Teoria Econômica

45H

3

 Economia Regional I

45H

3

 Estatística

45H

3

 Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas

45H

3

 Seminário de Economia Regional e Políticas Públicas

15H

1

 Seminário de Pesquisa

15H

1

 Defesa de Qualificação

15H

1

 Total

225H 

 15

 

Disciplinas Optativas

DISCIPLINA

CH

CRÉDITO

 Economia Política                                                                        

 45H  

3

 Metodologia da Pesquisa

45H

3

 Economia Regional II

45H

3

 Economia Brasileira

45H

3

 Sociologia Econômica

45H

3

 Economia dos Recursos Naturais

45H

3

 Política Agrícola

45H

3

 Agronegócio

45H

3

 Territorialidade e Desenvolvimento Sustentável

45H

3

 Planejamento Regional e Orçamento

45H

3

 Economia, Planejamento e Política Florestal

45H

3

 Políticas Públicas e Desenvolvimento Local

45H

3

 Tópicos Especiais

45H

3

 Estágio de Docência na Graduação

45H

3

 Sistemas de Informações Geográficas

45H

3

  

EDITAL DE SELEÇÃO

Informações em breve.

Comentários  

 
0 #1 Silvio 06-02-2014 14:12
Gostaria que me informassem a data para inscrição e seleção
 

Adicionar comentário