SEÇÕES

ENTRAR

Sem conta ainda? Cadastre-se.

CLIQUE AQUI

Banco de Currículos


CORECON-BA_LOGO



Apresentação

O Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) é um dos 26 Conselhos Regionais que compõem o Sistema Cofecon*/Corecons. A autarquia federal, sem fins lucrativos, é responsável por registrar, regulamentar, fiscalizar, disciplinar e orientar o exercício profissional dos Economistas que atuam na Bahia, zelando pela ética e pelo cumprimento da legislação que se refere à regulamentação da profissão. Para cumprir suas funções e representar a categoria no Estado, o Corecon-BA se organiza da seguinte forma:

  • Plenário – órgão superior de decisão colegiada, formado por Conselheiros eleitos pela categoria;
  • Comissões – órgãos colegiados específicos compostos por Conselheiros;
  • Presidência – órgão principal de decisão singular, composto pelo presidente e vice-presidente da autarquia;
  • Superintendência – órgão de apoio às atividades fins e meio;
  • Setor de Fiscalização – unidade singular de apoio às atividades fins;
  • Assessorias Técnicas – jurídico, contábil e de comunicação.

O CORECON-BA é conduzido de forma aberta e democrática através da ação de um colégio composto por nove (9) conselheiros titulares e nove (9) suplentes. A cada ano 1/3 (um terço) do Conselho é renovado em eleições diretas. Eleitos os conselheiros para um mandato de três anos, estes elegem, em assembleia plenária, o presidente e o vice, para um mandato com um ano de duração. A reeleição para mais um mandato é permitida.

Para acessar o Regimento Interno do Conselho, que dá detalhes mais específicos sobre a estrutura e o funcionamento da instituição, clique AQUI.

*Cofecon =Conselho Federal de Economia


Fiscalização

A fiscalização da profissão é uma forma de o Conselho proteger a sociedade das ações implementadas por falsos profissionais e/ou profissionais não registrados, que cometem crime ao exercer a profissão sem a devida competência. Sendo assim, o mercado do profissional registrado é preservado, o que favorece o surgimento de postos de trabalho para o profissional de economia.

Mesmo diante do trabalho feito pela Unidade de Fiscalização do Corecon-BA, o Economista que vive da sua profissão pode ajudar o Conselho a fiscalizar o exercício profissional: caso encontre alguma irregularidade, como profissionais de outra área exercendo funções que sejam atribuições de um Economista, entre em contato com o CORECON-BA para que possamos verificar a regularidade da situação.

Neste sentido, você também pode colaborar através das seguintes ações:

- Verificar se o profissional que desempenha funções de economistas é um bacharel em ciências econômicas e se possui registro no Corecon-BA. Caso não possua, é importante que o Conselho seja informado, para que as medidas cabíveis sejam aplicadas;
- No que tange às pessoas físicas, de acordo com a Lei n.º 1.411, de 13 de agosto de 1951, art. 17, § 3º, a comprovação do pagamento das anuidades nos Corecons será necessária para que seja efetivado o pagamento de salários a economistas contratados com organizações públicas ou privadas;
- Além de pessoas físicas, a fiscalização abrange também as empresas (Pessoas jurídicas) que atuam na área das atividades da Economia. Portanto, o Conselho deve ser informado, caso haja alguma empresa que não possua o devido registro;
- Vigiar as publicações de editais de concursos que creditem a outras profissões atividades que sejam privativas de economistas;
- Atentar para abusos praticados por outros conselhos que, frequentemente, invadem o espaço do Economista. Esse costuma ser um dos mais comuns ataques sofridos pela profissão. Por essa razão, a contribuição de cada economista é de fundamental importância para preservar a profissão.


Por que se registrar ao Corecon-BA?
 

  1. O registro dos Economistas, bem como  o pagamento de anuidades ao Conselho, representa uma obrigação legal, prevista na Lei nº 1411, de 13 de agosto de 1951;
  2. É uma forma do profissional contribuir com a defesa da profissão, através da fiscalização do exercício profissional, de responsabilidade do Conselho;
  3. É um meio de garantir a valorização profissional, bem como colaborar para otimização da regulamentação e disciplina do exercício profissional da categoria;
  4. Profissionais registrados no Corecon-BA são beneficiados por convênios com empresas prestadoras de serviço com descontos especiais. Confira a lista de conveniados clicando AQUI;
  5. As anuidades, além de manter o funcionamento e atividades realizadas pela autarquia, são utilizadas no custeio de iniciativas de qualificação e valorização profissional, tais como:
  •    Publicação anual do Livro “Reflexões de Economistas Baianos”;
  •    Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões;
  •    Evento comemorativo do Dia do Economista e outras ações de qualificação e integração da categoria.


Como se registrar?

Para fazer o registro no Corecon-BA, o Economista deve comparecer à sede do Conselho, em Salvador-BA, no endereço: Rua Frederico Simões, nª 98, 5º andar, Caminho das Árvores), portando os seguintes documentos:

   1. Diploma original (não pode estar plastificado ou emoldurado) e uma fotocópia do mesmo
   2. Identidade (RG) e CPF original e fotocópia (não podem ser substituídos por carteira de habilitação)
   3. Título de Eleitor
   4. Três (03) fotos 3X4cm coloridas (fundo branco)
   5. Pagamento de Taxas: Registro e Emissão de Carteira Profissional
   6. Pagamento da Anuidade
   7. Documento que comprove alteração de nome por motivo de casamento, separação e/ou divórcio (sexo feminino);
   8. Carteira de reservista (sexo masculino).

Observação: caso o solicitante não tenha o diploma, ele poderá apresentar:
   1. Protocolo do seu requerimento constando data entrega (original e fotocópia);
   2. Certificado de Conclusão de Curso com data não anterior a seis meses da data do pedido de inscrição;

No Conselho, o interessado receberá e preencherá os seguintes documentos:
   1. Ficha de registro (que também consta no site e já pode vir preenchida);
   2. Capa do processo com Requerimento no verso;
   3. Carteira de Identidade profissional.

Pessoas Jurídicas (empresas) do Estado da Bahia que atuam na área das atividades da Economia também precisam se registrar junto ao Corecon-BA.

Confira informações mais completas sobre como Pessoas Físicas e Jurídicas podem solicitar seu registro clicando AQUI.


Corecon Acadêmico

O Corecon Acadêmico é um Projeto da atual gestão do Corecon-BA, que está em fase de planejamento. O objetivo é criar uma extensão do Conselho, regulamentada por Estatuto próprio, formada e mantida por estudantes que representem os cursos de Economia das Instituições de Ensino Superior da Bahia.

Neste momento, a presidência do Corecon-BA tem realizados contatos com os Colegiados de Economia em Faculdades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista, para futura implementação do Corecon Acadêmico nestas cidades. Em breve, o Conselho divulgará mais informações a respeito deste Projeto.


Comunicação e interatividade

O Corecon-BA deseja estabelecer um relacionamento contínuo tanto com os profissionais registrados quanto com os futuros Economistas, estudantes de Economia das Faculdades de Ciências Econômicas existentes no Estado da Bahia. Para isso, conta com os seguintes canais de comunicação:

Site institucional – Notícias, artigos, agenda e informações completas sobre o Conselho estão disponíveis no endereço www.corecon-ba.org.br.
Se tiver interesse em ter seu artigo publicado, envie texto em arial 12 com até 4000 caracteres com espaço acompanhado de breve currículo para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
 
Boletim online – Newsletter enviada quinzenalmente por e-mail a todos os Economistas. Estudantes interessados em receber informações do Conselho poderão solicitar o recebimento através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou através da inscrição do nome e email na janela "Newsletter" na página do COnselho.

Página no Facebook – Faça parte da rede de contatos do CORECON - BA nesta rede social!
 
Imprensa – Através de sua assessoria de imprensa, o Corecon-Ba tem intermediado entrevistas dos Economistas para diversos veículos de comunicação, com o objetivo de valorizar ainda mais a profissão.


Contatos

Endereço: Rua Frederico Simões, nº 98, sala 505, Caminho das Árvores, Salvador-BA.
Site: www.corecon-ba.org.br
Telefones: (71) 3341-1597/ 3341-2764/ 3341-2770
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



* Todas informações contidas nesta seção foram fornecidas pela Assessoria de Comunicação do CORECON-BA.