SEÇÕES

ENTRAR

Sem conta ainda? Cadastre-se.

CLIQUE AQUI

Banco de Currículos

Taxas

     Logo - 50 anos ECONOMIA

Thais Carolina Santos Frossard e Cláudia Santos Costa dos Santos, egressas do curso de Ciências Econômicas da UESC/BA, recentemente publicaram dois artigos em periódicos nacionais. Um foi o intitulado “Valoração Ambiental da Praia da Coroinha em Itacaré/BA”, exposto no número de jul./dez.2015 da Revista Informe GEPEC, e o outro intitulado “Preços imobiliários e variáveis ambientais: um estudo para apartamentos da Zona Sul de Ilhéus”, na edição especial do livro “Reflexões de Economistas Baianos 2015”, editado pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON) e pela Editora da UESC (Editus) em comemoração aos 50 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC.

Ambos os artigos são frutos dos trabalhos de conclusão de curso de graduação das duas bacharelas, que realizaram as pesquisas sob a orientação da professora Helga Dulce Bispo Passos. As publicações foram elaboradas em coautoria com orientadora e o professor Marcelo dos Santos da Silva, ambos do Departamento de Ciências Econômicas/UESC.

Nas palavras da professora Helga Passos, “a qualidade das pesquisas e das publicações resultam da dedicação, compromisso e empenho da Thais Frossard e da Cláudia dos Santos, e do trabalho em equipe. Tivemos o imprescindível suporte do professor Marcelo da Silva com o instrumental econométrico, que gentilmente nos ofereceu seu tempo e seu conhecimento no manuseio do software, assim como nas análises. Ele foi fantástico! Somos muito gratas a ele! De outro modo, ambas (as egressas) foram excelentes discentes, dedicadas e comprometidas com suas formações profissionais. Foi um prazer orientá-las e crescer com elas na construção das pesquisas que realizaram. Fiquei muito feliz com o trabalho que realizaram!”

Atualmente a Revista Informe GEPEC, na qual o trabalho de autoria da Thais Frossard foi publicado, é classificada no Qualis 2014 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como B1 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia, B2 em Interdisciplinar e B3 em Ciências Ambientais.

Já a Cláudia dos Santos, além de ter artigo de sua autoria publicado em periódico do CORECON, teve sua monografia premiada em 2014 no Prêmio de Monografia Jairo Simões entre as três primeiras colocações.

Helga Passos resume que, por um lado, “o caso da Thais e da Cláudia revelam mais uma vez não precisamos fazer parte de instituições de grandes centros para oferecermos uma boa formação nem realizarmos bons trabalhosos; como também exemplificam os efeitos dos esforços e dedicação do Departamento, do Colegiado e do corpo docente e discente de Ciências Econômicas da UESC na formação de profissionais de Economia para a sociedade”. Por outro lado, considerando a temática abordada pelos trabalhos das egressas e as áreas na qual a citada revista Informe GEPEC encontra-se melhor classificada, “vê-se reiterada a necessidade de uma visão mais ampla e flexível por parte dos profissionais que os enfrentamentos socioeconômicos atuais têm exigido, assim como o quão é importante, fascinante, abrangente e adaptável o arcabouço teórico-metodológico das Ciências Econômicas com vistas ao tratamento dos múltiplos problemas e necessidades humanas”.

O PAECE mais uma vez parabeniza as egressas e os professores pelas pesquisas publicadas, desejando que novos e bons trabalhos surjam do empenho dos atuais ou futuros egressos do curso de Ciências Econômicas da UESC.

Para acessar o artigo “Valoração Ambiental da Praia da Coroinha em Itacaré/BA” disponível na Revista Informe GEPEC, clique AQUI.

Para mais informações sobre a edição especial do livro “Reflexões de Economistas Baianos 2015”, clique AQUI.

Adicionar comentário