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Informamos que os candidatos que apresentam pendências devem solvê-las até às 23:59h de 19/07 para garantir a vaga. Caso contrário, a vaga será destinada ao próximo candidato, conforme os referidos critérios adotados para a distribuição das vagas no curso.

Em caso de dúvidas, ou outras informações, favor entrar em contato pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou através do Fale Conosco.


 CLIQUE AQUI para download da lista com o resultado preliminar.


Reiterando informações sobre a realização do mini-curso:

Datas e horários:

  • 20/07 (sexta-feira) – das 18:30 às 22:00h
  • 21/07 (sábado) – das 08:00 às 12:00h


Local: Pavilhão Pedro Calmon, 1º andar, sala áudiovisual do DCEC.

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Para obter maior sucesso na compra e venda de ações na Bolsa de Valores, é preciso realmente entender como funciona o mercado. A arte de como selecionar as ações é o que faz toda a diferença e o que vai dizer se você será um Investidor de Sucesso.

Pensando nisso, o curso Investidor de Sucesso, desenvolvido pela FuturaInvest, prepara o investidor para obter ganhos no mercado financeiro. Focando nas duas principais formas de análise de ações, o aluno sairá apto a começar a investir no mercado.

O curso foca, principalmente, no aprofundamento da Análise Técnica e Fundamentalista, trazendo conceitos de: demonstrações financeiras, indicadores importantes, construções de gráficos e teorias fundamentais para o entendimento dos dois tipos de Análise de Ações.

As aulas acontecerão em calendário especial, em finais de semana, sextas à noite e sábados pela manhã com carga horária total são 8 horas. A preparação e organização das aulas serão de responsabilidade do professor. Como metodologias de ensino serão executadas aulas expositivas dialogadas. Terá direito ao certificado o aluno que apresentar frequência mínima de 75%.

SOBRE O CURSO

- Modalidade do Curso: Presencial, nível iniciante
- Carga horária total: 8 horas (para os que apresentarem frequência mínima de 75%)
- Valor: As inscrições são gratuitas
- Material Didático: Opcional, ventido no dia do evento, 30 minutos antes do início da aula (valor de R$ 20,00)
- Clientela: Egressos e discentes do curso de Economia da UESC (cadastrados no Portal PAECE), outros membros da comunidade acadêmica da UESC e público externo.

- Datas e horários:

  • 20/07 (sexta-feira) – das 18:30 às 22:00h (com intervalo de 15 minutos) 
  • 21/07 (sábado) – das 08:00 às 12:00h (com intervalo de 15 minutos)


Local: Pavilhão Pedro Calmon, 1º andar, sala áudio visual do DCEC.
- Ministrante: George Barros dos Santos – Economista, especialista em finanças comportamentais e psicologia econômica, com experiência no mercado financeiro e mercado de capitais.
- Vagas: 30


CONTEÚDO DO CURSO:

  • Aula I: Entendendo o Funcionamento do Mercado - Introdução ao Sistema Financeiro Nacional; Instituições e Intermediários Financeiros;  Bolsa de Valores BM&F Bovespa; Mercado Primário x Mercado Secundário; Abertura de Capital; Títulos Negociáveis; Governança Coorporativa; Indices de Ações; Eventos Societários.
  • Aula II: Alternativas de Investimento - Caderneta de Poupança; Previdência Privada; Fundos de Investimentos; Bolsa de Valores Diretamente.
  • Aula III: Negociando na Bolsa - Primeiro Passo; Mercado à Vista; After Market; Tributação; Alíquota nas operações.
  • Aula IV: Escola Fundamentalista – Conceitos; Análises das demonstrações Financeiras; Principais Múltiplos; Outros Indicadores Importantes.
  • Aula V: Escola Técnica – Conceitos; Tipos de gráficos; Construção do Gráfico de Barras; Escalas; Periodicidade dos Gráficos; Teoria de DOW; Linhas de Tendência; Canais; Suporte; Resistência; Indicadores; Candlesticks; Utilizando STOP'S.
  • Aula VI: Psicologia do Investidor - Psicologia no mercado acionário; Controle de Risco; Conclusão.


DOCUMENTOS E REQUISITOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO:

  • formulário de inscrição devidamente preenchido – disponível logo abaixo;
  • cópia do diploma de bacharel em Economia da UESC (escaneado e salvo em pdf) – apenas para egressos do curso de Economia da UESC;
  • cópia do comprovante de matrícula assinado por funcionário do Colegiado de Economia (escaneado e salvo em pdf) – apenas para discentes do curso de Economia da UESC.

Todos os documentos deverão ser encaminhados para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 19/07/12.


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Confira o resultado,  CLIQUE AQUI .


OBSERVAÇÕES:

I. 

  • Só serão aceitas as inscrições com o envio de toda a documentação exigida;
  • Não serão aceitas as inscrições de egressos e discentes do curso de Economia da UESC que não estiverem devidamente cadastrados no Portal PAECE.
      

II.

O preenchimento das vagas se dará conforme:

1. Ordem de prioridade (será considerada está ordem para as inscrições feitas até às 23:59h de 17/07):

1º. Egressos do curso de Economia da UESC
2º. Discentes do curso de Economia da UESC
3º. Outros membros da comunidade acadêmica da UESC e público externo

2. ordem de inscrição (será considerada está ordem para as inscrições feitas até às 23:59h de 19/07):

- Após o encerramento do prazo estabelecido, não será aceita entrega de documentação ou de quaisquer adendos relativos à mesma.

Encontram-se abertas as inscrições para o curso de extensão FORMAÇÃO DE GESTORES PUBLICOS EM INCUBAÇÃO, atividade vinculada ao projeto de extensão “Incubadora Pública de Empreendimentos Litoral Sul” dos Departamentos de Ciências Econômicas e Ciências Administrativas e Contábeis”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 06 de julho de 2012, sendo disponibilizadas um total de 30 vagas, assim distribuídas: 15 (quinze) vagas para serem preenchidas por pessoas indicadas pelas prefeituras municipais do território litoral sul; 05 (três) vagas para serem preenchidas por representantes de empreendimentos e atores sociais do território litoral sul da Bahia; e 10 (dez) vagas para serem preenchidas por estudantes e professores da UESC.
O curso será realizado no período de 09 de julho a 18 de julho de 2012, segunda a sexta, das 13h30 às 18h30, na sala 1105 do Pavilhão Pedro Calmon.

Maiores informações, acesse o Edital, ou o site da UESC.
 

A professora doutora Andrea da Silva Gomes, docente titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi selecionada para integrar a equipe de quatro professores que realizará a revisão das provas dos alunos concluintes dos cursos de Economia que serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto para o mês de setembro deste ano. O exame tem a função de avaliar o desempenho dos alunos e também dos cursos de Economia das diversas instituições de ensino superior do país. Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Enade tem como objetivo promover estudos, pesquisa e avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro. Segundo o Inep, participaram da seleção mais de 200 professores universitários de todo o país. Os professores selecionados são oriundos de quatro universidades públicas, sendo três federais e uma estadual. A escolha da professora Andrea Gomes, que já participou de um curso de capacitação, em Brasília, coloca a UESC no mesmo patamar das melhores instituições brasileiras de ensino superior e como única estadual a integrar a equipe do Enade. (Fonte: Site da UESC)

Na noite de 01 de junho do corrente ano o Programa de Apoio aos Egressos de Economia (PAECE) da UESC realizou o evento de Lançamento do Portal PAECE no Auditório Jorge Amado da Universidade. O evento, que teve como tema principal o Empreendedorismo, alcançou um público de mais de 100 pessoas, envolvendo egressos, discentes e professores do curso de Economia, representantes de entidades relacionadas à categoria, além de outros membros da comunidade acadêmica. A programação oficial do Lançamento contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão, profº Raimundo Bonfim dos Santos, também representando a Reitoria da Instituição, o Sr. Marcelo Santos, presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia, o diretor do Departamento de Ciências Econômicas, profº Sócrates J. Moquete Guzman, a profª Helga Dulce B. Passos, Coordenadora do Colegiado de Economia e do PAECE, o profº João Carlos de Pádua, Coordenador do Escritório de Projetos da UESC (EPEC), o comunicólogo e graduando em Economia Fábio Carvalho e o economista George Santos.

Na cerimônia de abertura o Pró-Reitor profº Raimundo Bonfim enfatiza a importância das ações do PAECE no sentido de estimular as reservas de mercado do economista na região e fortalecer a categoria, enquanto o profº Sócrates Moquete parabeniza a criação do Portal e realça a contribuição do programa na divulgação do curso e a qualidade de seu ensino. O presidente do CORECON-BA, também egresso e ex-professor do curso de Economia da UESC, inicia sua participação homenageando o profº Érito Machado, importante personagem na história do curso de Ciências Econômicas e da própria UESC, contando algumas passagens do árduo processo de implantação e consolidação da faculdade: “saímos [alunos e professores] no comércio de Itabuna e Ilhéus pedindo doações de livros para estruturarmos a biblioteca que ainda não existia na faculdade”. Em seguida falou sobre as ações e propostas do Conselho para o mandato de 2012, enfatizando a implementação do “CORECON ACADÊMICO” nos cursos de Economias da Bahia como um dos desafios que a atual gestão do Conselho tomou para si.

Já na palestra da noite, “Empreendedorismo: descobrindo novas oportunidades”, o profº João Carlos abordou definições e características relacionadas ao empreendedorismo, enfocando os conhecimentos e comportamento necessários ao profissional de economia para atuar enquanto um empreendedor e em prol do desenvolvimento socioeconômico na sociedade. A participação em projetos – mesmo como voluntário –, o estabelecimento de rede de contatos e o conhecimento do software Excel como ferramenta de trabalho foram aspectos indicados pelo professor Pádua como importantes na formação e atuação do economista.

Na sessão de relatos de experiências o evento contou com o emocionante depoimento do egresso George Santos. Atuando no mercado de ações, o economista falou da sua trajetória como estudante e sua persistência e determinação da busca do seu sonho enquanto profissional. “Passar na academia não foi o mais difícil; difícil foi enfrentar o mercado de trabalho. Mas persisti e estava determinado a atuar no mercado de ações”, afirmou o George.

A apresentação do Portal PAECE, um dos momentos mais esperados do lançamento, foi realizada por Fábio Carvalho, responsável técnico pelo site e graduando do curso de Economia. Em uma das suas primeiras falas Fábio evidencia a importância da proposta do Portal citando Castells: “se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana”. O membro da Equipe PAECE seguiu então apresentando de maneira clara e objetiva os propósitos e seções do Portal, esclarecendo seu funcionamento.

E após bela homenagem feita pela Equipe PAECE à turma de egressos que concluíram no período 2012.1, a coordenadora do programa, professora Helga, proferiu os agradecimentos, com voz embargada pela emoção de perceber ali o alcance de um marco do programa, do Curso de Economia, e da própria Universidade. Marco esse resultante de esforços, torcida e sonho de muitos, afirmou ela. Por fim, o Lançamento do Portal foi encerrado com um momento de confraternização que oportunizou aos participantes mais um ambiente para troca de informações e contatos, Cumpriu-se assim, mais uma importante etapa do PAECE em prol da instrumentalização e melhor articulação dos diplomados em Economia no mercado, como também a criação de um novo ambiente de interação entre egressos, discentes, docentes, entidades relacionadas e o mercado.
 

Encontram-se abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2013 do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON - Campus do Agreste - UFPE. O critério de Seleção a ser utilizado será o Exame Nacional da ANPEC e em anexo segue o Edital de Seleção PPGECON 2013, constando as regras, prazos e calendários de provas. As inscrições se iniciaram no dia 04/06/2012 e se estenderão até 01/08/2012, de acordo com o calendário e regras do Exame Nacional da ANPEC. O PPGECON oferece formação acadêmica nas áreas de Economia Regional e Economia Agrícola. 

 Para baixar o edital, CLIQUE AQUI.
 

A ANPEC realiza anualmente o Exame Nacional de Seleção de candidatos aos cursos de mestrado em economia oferecidos por seus centros membros ou associados. São objetivos do Exame avaliar a qualificação acadêmica dos candidatos e fornecer aos centros os resultados da avaliação.

O exame não é um vestibular: não aprova, nem reprova. Apenas classifica os candidatos. Também, não há uma única classificação, já que cada centro usa seu próprio sistema de pesos para calcular a nota média. Além disso, a prova de economia brasileira é tratada de forma diferente por cada um deles. 

Importante: a ANPEC não garante vagas, nem seleciona candidatos, apenas oferece aos centros a classificação dos candidatos que prestam o exame. A seleção é de exclusiva responsabilidade dos centros, que se baseiam, entre outros critérios, na classificação alcançada por cada candidato.

Informações sobre as características de cada curso de mestrado e sobre os critérios de seleção deverão ser obtidas diretamente junto aos centros de pós-graduação que participam do exame. O desempenho no Exame ANPEC também é utilizado no processo seletivo de alguns cursos de doutorado.

As provas do Exame 2013 serão realizadas nos dias 26 e 27 de setembro de 2012.  As inscrições on-line ocorrerão entre 4 de junho e 1° de agosto de 2012, através do formulário on-line que estará disponível nesse site durante esse período. 

A taxa de inscrição foi fixada em R$300,00 - para inscrições realizadas em junho - e R$310,00 - para inscrições realizadas em julho ou em 1° de agosto.

O manual do candidato (ver abaixo) foi divulgado no dia 02 de maio de 2012.

mais informações:  http://www.anpec.org.br/exame.htm